terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Arte Contemporânea

Grupo: Ayrton Macaulay, Saulo Gabriel, José Hairon, João Henrique, José Geraldo, Bruno Palhano 
 Ano: 9° ano I Manha  Matéria: Artes  Professora: Magno



 Arte Contemporânea 

Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte. Neste artigo considera-se que aarte contemporânea, em seusestilos,escolasemovimentos, tenha surgido por volta da segunda metade doséculo XX, mais precisamente após aSegunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com aarte moderna. 
Depois daguerraos artistas mostraram-se voltados às verdades doinconscientee interessados pela reconstrução dasociedade.Sobrepôs-se aos costumes, a necessidade da produção em massa. Quando surgia um movimento na arte, este revelava-se por meio das variadaslinguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.  
A arte contemporânea se mostrou mais evidente nadécadade 60, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude.A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido nocinema, namoda, natelevisãoe naliteratura. 
Além disso, os avanços tecnológicos foram convulsivamente impulsionados pelacorrida espaciale, como mostra dessa influência, as formas dos objetos tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho dovinil. Aciênciae atecnologiaabriram caminho à percepção das pessoas, de que a arte feita por outros, poderia estar a traduzir as suas próprias vidas.  
A consciênciaecológicae oreaproveitamento de materiaissão temas recorrentes, que se popularizaram no final doséculo XX.Em paralelo, arevolução digitale a consequenteglobalização, por meio dainternet, formam o período mais recente da contemporaneidade.  
 Período entre 1945 e 1965 

Entre os movimentos mais célebres estão:Arte bruta,Arte informal,Expressionismo abstrato,Arte cinética,Combine,Assemblage,Pop art,Fluxus,Op artentre outros.  
                                     Período após 1965
Entre os movimentos mais célebres estão:Minimalismo,Arte conceitual,Body art,Instalação,Hiperrealismo,Videoarte,Happening,Arte povera,Transvanguarda,Internet art,Arte urbana,Grafitientre outros.  


Imagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário