domingo, 1 de dezembro de 2013

Atividade sobre poema

Disciplina : Redação
Professora: Marilúcia
Turma : 9º ano I e II
Atividade I

SONETO DA FIDELIDADE

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
                          ---------
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
                           ---------
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama
                            --------
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinícius de Morais. Poesia completa e prosa. Rio
de Janeiro: Aguilar, 1974. p. 269.)
1)Quantos versos e estrofes tem o poema?
2)O poema apresenta rima? Qual ?

A 1ª estrofe pode apresentar algumas dificuldades de compreensão. A fim de compreendê-la melhor,
faça o que é pedido.

3) Explique o sentido da expressão ser atento (1º verso). 

4) Indique a que se refere a expressão maior encanto (3º verso)? 
5) Responda: Para o eu lírico, a fidelidade supõe exclusividade ou não? 

Na 2ª estrofe, o eu lírico afirma que vai dedicar-se à pessoa amada nos mais diferentes momentos da vida.

6) Quais são esses momentos? 
7) Segundo o texto, o amor e a fidelidade terão de passar por situações contraditórias, como sugere
o verso “Ao seu pesar ou seu contentamento”. Que figura de linguagem se verifica nessa oposição de situações? 

8)O poema se intitula “Soneto da fidelidade”. Qual ou quais dos itens seguintes traduzem melhor o
conceito de fidelidade e de amor no texto?

a) Fidelidade é entrega total à pessoa amada e renúncia a outras possibilidades amorosas.
b) Fidelidade é uma exclusividade amorosa que deve durar para sempre.
c) O amor não é eterno, mas, enquanto dura, deve-se ser fiel a ele de forma intensa e qualitativamente
infinita.

d) Só há fidelidade no amor quando ele é infinitamente duradouro, embora ele possa um dia acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário