quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Trabalho de Historia - 8ºano - Ataides

O PAPEL DA MULHER

NO MUNDO

CONTEMPORÂNEO

Leonardo Cordeiro Gonçalves
Colégio QI 
Trabalho de Historia
Prof. Ataídes 
A primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República

                                                                                                                                     

Segundo a Sociologia, trata-se das funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupo 
 Essas funções e esses padrões comportamentais variam conforme diversos fatores, como classe social, posição na divisão social do trabalho, grau de instrução, credo religioso e, principalmente, segundo o sexo.
ia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março, e instituído em 1975 pela ONU, para comemorar conquistas e combates femininos
Essas lutas surgiram na segunda metade do século dezenove, no momento em que as mulheres começaram a participar mais atividade da vida pública e em especial do mundo do trabalho.
                                                                                                                                         

Qual o papel da mulher na sociedade atual? Pode-se afirmar que a mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade de expressão, bem como emancipou seu corpo, suas ideias e posicionamentos outrora sufocados. Em outras palavras, a mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social, inferioridade esta aceita e assumida muitas vezes mesmo por algumas mulheres.

Hoje as mulheres não ficam apenas restritas ao lar (como donas de casa), mas comandam escolas, universidades, empresas, cidades e, até mesmo, países, a exemplo da presidenta Dilma Roussef, primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República. Dessa forma, se por um lado a inversão dos papéis sociais ilustrada pela campanha publicitária (citada no início do texto) de um automóvel está em dissonância com um passado não tão distante, por outro lado mostra os sinais de um novo tempo que já se iniciou. Contudo, avanços à parte, é preciso que se diga que as questões de gênero no Brasil e no mundo devem sempre estar na pauta das discussões da sociedade civil e do Estado, dada a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos na construção de um mundo mais justo.

                                                                                                                                     

A palavra mulher hoje deixou de estar vinculada a ser submissa,passou a ocupar um espaço tanto social quanto econômico,passou a ser independente,valorizada e se acostumou a poder crescer financeiramente coisa que a há anos ela não poderia, pôr ser classificada como incapaz de ocupar diversos cargos.
A mulher passou a desejar um mundo mais igualitário,onde o sexo de cada individuo não pode simbolizar incapacidade,a luta foi difícil e sofrida onde muitas mulheres precisaram dar suas vidas par mostrar o quanto ser mulher é importante e deve ser respeitada.Uma das maiores transformações é ter hoje uma mulher como presidente da republica lutando cada dia mais para que essa diferenças fiquem no passado e que homens e mulheres comecem a ser vistos como seres iguais tantos nos direitos quanto nos deveres.
O papel da mulher é ser um ser social,econômico e cultural capaz de enfrentar qualquer preconceito e vencer qualquer luta.


FONTES PESQUISADAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário