terça-feira, 15 de outubro de 2013

Colégio QI Epitácio
Série : 7º ano
Disciplina : Redação
Professora : Marilúcia Paulino
Aluno: Olivio Neto
Ronaldo Cunha Lima
Biografia
O Medo e a Falta.

Você me faz medo,
mas você me faz falta.

A diferença entre o medo e a falta
é que o medo você sabe quando tem,
e na falta você sente que não tem.

A falta, com o medo, sobressalta.
Entre o medo que você me traz
e a falta que você me faz,

você é o medo que me falta.


 O grande poeta, político, advogado formado pela  UFPB, promotor de justiça e professor,Ronaldo Cunha Lima,nasceu no estado da Paraíba na cidade de Guarabira em 18 de março de 1936.  Casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima com quem teve quatro filhos, Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce (Gal) Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.
Em 1951 iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, e trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de Dona Nevinha Tavares. Tudo isso para custear os seus estudos e ajudar nas despesas domésticas, porque o seu pai, Demóstenes Cunha Lima ex-prefeito de Araruna, faleceu muito cedo, deixando sua mãe Dona "Nenzinha" com a responsabilidade de criar e educar uma família numerosa. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.
Durante sua carreira política foi vereador da cidade de Campina Grande, deputado estadual, prefeito de Campina Grande, governador da Paraíba, senador e deputado federal. Durante o período de governador da Paraíba cometeu uma tentativa de homicídio, disparando três tiros contra o seu antecessor,Tarcisio Burity,em um restaurante em João Pessoa,no episódio conhecido como o caso gulliver. Na época teve que renunciar o cargo de deputado federal para não ser julgado.
Ronaldo não teria aceitado as duras críticas e acusações que Burity supostamente fez ao seu filho Cássio Cunha Lima (na época do fato superintendente da SUDENE) em um programa de televisão local.
Tarcísio Burity ficou vários dias em coma, mas conseguiu sobreviver ao atentado. Ele morreu dez anos depois no dia 8 de julho de 2003, vítima de falência múltipla dos órgãos e de parada cardiocirculatória.
 Membro da academia campinense de letras, membro do conselho federal da OAB, Ronaldo ingressou na academia de letras em 1994  e em 2004 foi indicado para ocupar uma cadeira na academia de letras da Paraíba.Ele lançou seu primeiro livro em 1955,o livro se chamava 50 canções de amor e um poema de espera depois lançou mais de 14 livros.Ronaldo morreu aos 76 anos de câncer de pulmão em 2012.

Antes da sua morte o seu filho Cássio Cunha Lima ex governador da Paraíba, se tornou senador e seu outro filho Ronaldo Cunha Lima Filho , se tornou vice prefeito da cidade de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário